Microcredencial: Ansiedade em Contexto Académico

Face ao aumento dos níveis de ansiedade entre estudantes do Ensino Superior, a Universidade Aberta (UAb) criou uma microcredencial dedicada à gestão emocional e redução da ansiedade em contextos académicos, incluindo momentos de avaliação. A iniciativa está a ser dinamizada pelo Grupo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (GAPAE) e conta com a formadora Melanie Magalhães, especialista na área, para orientar os participantes na aquisição de estratégias eficazes.

Dados da OCDE revelam que, entre 2004 e 2009, Portugal registou um aumento de 25% no consumo de ansiolíticos e antidepressivos, posicionando-se acima da média europeia. A ansiedade, definida como uma resposta emocional a situações percecionadas como difíceis de controlar, pode ser útil para melhorar o foco em tarefas. No entanto, níveis elevados comprometem a qualidade de vida e o desempenho académico.

Com a intensificação desta problemática no contexto pós-pandemia de Covid-19, a microcredencial pretende ajudar os estudantes da UAb a desenvolver competências que promovam um equilíbrio emocional saudável e um desempenho académico mais positivo.

Consulte mais informações e o guia de curso aqui.